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Emagrecimento: Perca peso sem correr riscos de engordar novamente

Manter o peso após uma dieta pode ser mais difícil que emagrecer. É preciso ter foco e força de vontade para dar continuidade aos hábitos saudáveis. No entanto, o metabolismo pode ser influenciado por perda de massa muscular, alterações hormonais e avanço da idade. A diminuição do gasto calórico e o possível aumento na ingestão de calorias podem levar ao temido efeito sanfona.

O efeito sanfona faz com que a pessoa engorde e emagreça repetidas vezes. Conforme isso ocorre, o organismo desenvolve resistência à perda de peso, tornando o processo de emagrecimento cada vez mais complexo. Esse efeito pode enfraquecer o sistema imunológico, elevar os níveis de colesterol e causar hipertensão ou doenças coronárias. A seguir, você verá algumas dicas para perder peso sem correr riscos de engordar novamente.

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Fazer uma reeducação alimentar

A reeducação alimentar permite comer de tudo, desde que na medida certa, evitando o efeito sanfona. Ela incentiva o consumo de alimentos como frutas, verduras, legumes e carnes magras ao invés de doces, refrigerantes e frituras.

Outra indicação é comer de três em três horas, com quantidades menores de alimentos em cada refeição. Assim, você sentirá menos fome e o organismo não passará longos períodos sem alimento. Consumir bastante água é importante, pois ela limpa as toxinas do corpo e facilita a desintoxicação.

 

Reeducar o paladar

A correria do dia a dia pode levar ao consumo de alimentos industrializados e fast food em excesso. O sabor parece ótimo e, com o tempo, apreciar uma salada ou sopa pode se tornar uma tarefa difícil. O paladar tende a se reeducar conforme evitamos esses alimentos, que contêm substâncias artificiais como aromatizantes e intensificadores de sabor.

Para se adequar a novos sabores, devemos experimentar o mesmo alimento várias vezes. O uso de temperos de nossa preferência ao cozinhar legumes ou verduras dará um sabor mais agradável ao prato. Frutas podem substituir sobremesas e, assim, seu consumo será inserido no dia a dia.

 

Melhorar os hábitos saudáveis

Desenvolver hábitos saudáveis torna a vida mais agradável. Dormir bem, por exemplo, é essencial para a saúde mental e da pele, além de combater infecções e evitar a obesidade. Uma boa noite de sono permite raciocinar com mais clareza e proporciona energia para encarar o dia.

Atualmente, lidar com o estresse é primordial. Afinal, ele pode causar doenças como úlceras, insuficiência cardíaca e hipertensão. Enfrentar a rotina e as adversidades com leveza e bom humor trará benefícios à sua saúde.

Hábitos saudáveis também envolvem consultas médicas regulares, de forma a prevenir possíveis doenças de forma precoce.

 

Conciliar dieta e exercícios físicos

Não adianta caprichar na dieta e esquecer os exercícios físicos. Tampouco os exercícios surtirão o efeito desejado sem o acompanhamento de uma dieta, mesmo após atingir seus objetivos. As atividades físicas fazem o corpo consumir mais energia e auxiliam no emagrecimento. O aumento do gasto calórico ajuda a acelerar o metabolismo e a manter a massa muscular. Além dos exercícios na academia, trocar a escada pelo elevador ou descer da condução alguns metros antes do local desejado pode ser incluído na rotina.

 

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